Low e No Poo

Oi meninas e meninos, tudo bem?

Hoje eu vou falar de um assunto que renovou as minhas esperanças durante a transição, o Low e No Poo, mas antes de contar como eu conheci essas técnicas maravilhosas, vou explicar um pouquinho o que elas são:

O que são?

Low Poo: Pouco uso de shampoo

O low poo é uma técnica que usa substâncias mais leves para limpar os fios e o couro cabeludo, é permitido o uso de shampoo sem sulfato.

No Poo: Nenhum uso de shampoo

Essa técnica não utiliza nenhum tipo de shampoo, para limpar os fios são utilizados condicionadores CoWash, que possuem anfóteros, que são substâncias que limpam o couro cabeludo, e os fios sem agredi-los.

Como surgiu?

A técnica nasceu a partir do livro  “Curly Girl: The Handbook”  O Manual da Garota Cacheada (tradução livre) escrito pela autora Lorraine Massey, esse livro explica como melhor cuidar dos cabelos cacheados/crespos. Você encontra nele um guia de cuidados específicos para cabelos cacheados o chamado “Curly Girl Method” Método da Garota Cacheada (tradução livre), segundo este guia compreende-se que os shampoos com sulfato (shampoos comuns) limpam profundamente os cabelos, a ponto de retirar a oleosidade natural, que nós cacheadas tanto necessitamos, isso é, o cabelo cacheado/crespo é naturalmente mais ressecado, pois seu formato em espiral, dificulta que a oleosidade natural chegue as pontas dos fios, tornando o cabelo cacheado/crespo mais ressecado e portanto mais sensível.

wash your hair clipart wash your hair clipart bestofpicture imag
Google image

Quais substâncias são proibidas?

São proibidos sulfatos, silicones, parafina, petrolatos, óleos minerais

Silicones – essa substância é encontrada em muitos produtos para dar brilho aos cabelos, porém ela cria uma película externa no fio, o que impossibilita a entrada de novas hidratações. O uso continuo de produtos que possuem essa substância, pode causar um acúmulo no fio (entupimento), ou seja, os cabelos não vão conseguir absorver nenhum tratamento.

Os silicones podem ser divididos em 2 grupos, são eles:

*Silicones insolúveis, liberados apenas para a técnica Low Poo, pois os adeptos a essa técnica utilizam substâncias limpantes que vão conseguir retirar esse tipo de silicone do fio durante a lavagem.

*Silicones solúveis em água, são liberados em ambas as técnicas, pois saem do fio utilizando apenas água.

Petrolatos – Óleo mineral, parafina e vaselina, este é um dos grandes vilões do fio saudável, derivados do petróleo, eles agem da mesma maneira que os silicones proibidos, criam essa película ao redor do fio, e não permitem a entrada de hidratação e outros tratamentos benéficos para as madeixas. Essa substância é encontrada também em cremes para pentear, shampoos, máscaras de tratamento e outros, nem precisa dizer que é PROIBIDO, para ambas as técnicas.

Sulfato – Essa substância é utilizada para limpar os fios, porém sua ação é demasiadamente profunda, o sulfato abre as cutículas dos fios, dessa forma, vai-se embora a sujeira e com ela, a hidratação, óleos naturais, tudo o que os seus cachinhos precisam.Esse vilão também nem precisa dizer que é PROIBIDO.

Parabenos – Estes não são proibidos, eles são agentes conservantes dos produtos, porém existem casos de pessoas que desenvolvem/ ou desenvolveram alergias causadas por essa substância, liberada para ambas as técnicas os parabenos são também solúveis em água.

Quem pode fazer a técnica?

Essa técnica foi desenvolvida para cabelos cacheados, mas nada impede que cabelos lisos, ou quimicamente tratados não possam aderir.

Quero começar, e agora?

Para iniciar a técnica, você deve primeiro entender que deve-se parar com o uso de todas as substâncias proibidas citadas anteriormente de uma só vez.

Mas como faço isso?

Bem, isso vai soar um pouco confuso, mas para iniciar a técnica, você precisará lavar os fios uma última vez com sulfato forte, use um shampoo com sulfato e que não tenha petrolatos, para que a limpeza seja mais profunda, e assim possa retirar todas as substâncias proibidas que acumulam no fio, depois, hidrate, condicione e finalize com produtos liberados, vou deixar uma listinha de máscaras liberadas para hidratação aqui.

Aprender a ler rótulos é essencial para aderir a técnica, você vai passar horas nas lojas de cosméticos, farmácias, supermercados (e sim vira um hábito, quase um hobby) olhando cada substância/ ingrediente dos produtos que você não conhece, ou está interessada.

Até que você se acostume com as nomenclaturas e elementos químicos, vou disponibilizar em aqui, algumas tabelinhas para melhor fixação e entendimento das substâncias proibidas e liberadas.

Quanto custa?

Hoje com as técnicas mais popularizadas, é possível encontrar produtos nacionais, com os mais variados preços, que vão se adequar a sua condição financeira, é possível encontrar produtos de qualidade que tem custos baixíssimos, então sem essa de não iniciar a técnica porque está sem grana.

Ainda vamos falar muito dessas técnicas por aqui, então até a próxima!

Anúncios

3 comentários em “Low e No Poo

  1. Olá flor!! Adorei tuas ideias ..e explicas supeer bem..me diz uma coisa? Ouvi dizer que algumas usam sabonete dove como shampoo.. Isso pode? Quero iniciar a cuidar realmente do meu cabelo …mas quero ter certeza de comprar um produto especifico para ele , como saber isso? Agradeço desde já e aguardo ansiosa pela sua resposta ..beijinho no coração 😍

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não só pode, como deve, é muito sensacional, eu até dei a receita aqui no blog.
      Tem muitos produtos que valem a pena conhecer, começa com o um condicionador liberado e com o shampoo dove, você vai gostar bastante.
      ❤ ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s