Porosidade Capilar

Oi pessoal, como vão vocês?

Tenho visto bastante dúvidas sobre esse assunto e resolvi falar um pouquinho sobre ele; Porosidade Capilar,  pode ser divididas em três categorias, são elas: baixa, média e alta, pra entender melhor o que esse termo significa, é preciso compreender que os fios de cabelos são formados por cutículas, ou escamas e elas se dividem em: fechadas, abertas e muito abertas.

Mas o que de fato a porosidade influência?

Bem essa essa resposta é muito simples cada cadeia de cutícula  está modulada de uma maneira e isso determina o nível de porosidade do cabelo (baixa, média e alta). Essa modulação tem a capacidade de informar se o cabelo tem condições de receber tratamentos profundos como: hidratações, nutrições e reconstruções.

porosidade 1
Fonte da Imagem: Google Imagens

Características de cada tipo de porosidade

Porosidade baixa 

Isso significa que as cutículas do seu fio estão completamente seladas, isso é, os fios não conseguem absorver tratamentos, sabe quando você faz aquele tratamento profundo, e sente que o seu cabelo continuou da mesma maneira, então, pode ser porosidade baixa. O cabelo não tem habilidade de absorver tratamentos, e também não deixa os tratamentos já presentes dentro ta cutícula saírem.

Pra resolver esse problema é muito simples, é necessário que as cutículas do cabelo sejam levantadas. E como fazer isso? Durante a lavagem opte por shampoos de limpeza profunda, o famoso anti-resíduo (se você fizer low poo) ou se fizer co-wash utilize uma receitinha bem simples (vale pra quem faz ambas as técnicas) misture 500 ml de água filtrada com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e enxague o cabelo depois do co-wash ou do seu shampoo preferido. Isso vai ajudar abrir as escamas dos cabelos para que os tratamentos penetrem nos fios. Mas é necessário que as cutículas do fio sejam seladas após esse processo, para que você não perca os nutrientes do tratamento, opte por condicionadores de PH mais baixo, pra fechar ou abaixar as escamas do cabelo.

Porosidade média

Nesse caso as cutículas não estão nem completamente fechadas, e nem completamente abertas, dessa maneira o fio consegue absorver  e manter tratamentos profundos.

Não existe um “problema” nesse caso, o cabelo é considerado saudável, estando no meio termo, continue usando o seu shampoo ou co-wash normalmente, tendo em mente que as cutículas também necessitam serem fechadas.

Porosidade alta

As cutículas do cabelo estão completamente abertas, sabe quando você faz uma hidratação ou uma umectação e sente que o seu cabelo literalmente “sugou” tudo, a ponto de você se assustar, bem naquele estilo cadê o creme que tava aqui? Então essa é a famosa porosidade alta, geralmente quem tem essa característica, possui cabelos mais ressecados ao toque, quebradiços, com frizz e pouca definição. Nesse caso o cabelo consegue absorver os tratamentos facilmente, mas os perde também na mesma proporção, ou seja ele não consegue manter os nutrientes dentro do fio, porque as escamas estão abertas em demasia.

Para abaixar as cutículas após a lavagem e tratamentos, é necessário o uso de  um condicionador de ph mais baixo, para selar completamente as escamas, existe também uma misturinha utilizando vinagre de maça que funciona como um ótimo condicionador, misture 1 colher de sopa para 500 ml de água filtrada.

Como identificar a porosidade do meu cabelo?

Eu já expliquei sobre o teste de porosidade no post sobre cronograma capilar, é um teste bem simples, tudo o que você vai precisar é de um copo com água filtrada e um fio de cabelo. Após a lavagem com shampoo (não passar nada além do shampoo), (não precisa arrancar o fio tá gente), geralmente tem muitos fios de cabelos que vão se soltar naturalmente durante a lavagem. Espere o fio secar durante uns 10 -15 minutos e o coloque no copo com água, aguarde entre 20 -25 minutos até que o fio estabilize, para descobrir qual etapa do CC você precisa focar mais e qual o seu tipo de porosidade.

63381-o-teste-com-o-copo-vai-mostrar-se-a-sua-article_gallery_landscape-2
Fonte imagem: Google Imagens

Observação: Não use o shampoo anti-resíduo toda semana, faça uso de 15 em 15 dias, ou uma vez no mês, por ser um shampoo de limpeza profunda, pode e vai ressecar os fios.

Espero que esse post tenha ajudado a descobrir que tipo de porosidade o seu cabelo apresenta, se você gostou compartilhe com seus amigos, se inscreve aqui no blog pra não perder nenhuma postagem futura, e me acompanhe também nas redes sociais facebook: blog lane curls e  no instagram @lanecurlss.

Beijos e até a próxima ❤

Anúncios

Um comentário em “Porosidade Capilar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s