Efeito Build Up – O que é?

Uma das reclamações mais comuns entre os adeptos das técnicas no e low poo, é o efeito build up, que em português seria algo como efeito de construção, mas afinal de contas o que é o efeito build up?

Sabe aquela coceirinha no couro cabeludo, ou quando você sente que o seu cabelo não fica tão bem lavado e tem dificuldade em absorver tratamentos? Pode ser o efeito build up, que nada mais são que os resíduos que podem estar acumulando nos seus fios, e couro cabeludo podendo causar opacidade, oleosidade, e até mesmo quebra.

Mas como evitar o efeito build up?

Uma simples lavagem mais eficaz, e alguns cuidados básicos podem ajudar a evitar esse efeito. Para evadir o acúmulo de resíduos nos fios a lavagem mais profunda é uma das principais armas, já existem no mercado vários shampoos liberados para low poo, que proporcionam uma limpeza profunda, mas que não danificam tanto os fios.  Pessoal, shampoo anti-resíduos, mesmo que sem sulfato pode ressecar os seus cabelos, o ideal é que seja usado 1 ou 2 vezes no mês. Vale lembrar que shampoo é só na raiz, nunca no comprimento e pontas!

 

Outra dica valiosa, e que muita gente já sabe é que na hora da aplicação de máscaras, condicionadores e leave in’s.

Máscara no couro cabeludo?  Existem algumas máscara que podem ser aplicadas no couro cabelo, (ação detox), entretanto a maioria não possui esse efeito de desintoxicação, e quando passadas no couro cabeludo podem causar acúmulo, entupindo os folículos, causando caspas, quebra, ou queda capilar. Na dúvida máscara somente na extensão e pontas do cabelo, jamais na raiz.

Condicionador é só no comprimento! Muitas pessoas cometem esse erro, que também pode gerar acúmulo no couro cabeludo, condicionador é só na extensão do fio e pontas, jamais raiz. Um outro fator que pode evitar o efeito build up é enxaguar muito bem os cabelos pós uso de condicionador, a maioria desses produtos não foram desenvolvidos para finalização, e podem gerar acúmulos também nos fios.

Leave in na raiz? Um outro erro cometido e que pode e vai gerar acúmulo no couro cabeludo, é passar o seu leave in favorito na raiz, gente não pode, creme pra pentear é só na extensão e pontas.

Faço No Poo e não quero usar shampoo!

Um dos grandes vilões e aliados do efeito build up, são os silicones, quem é adepto do no poo (sem shampoo), automaticamente já faz uso de silicones que sejam solúveis em água, mas como tudo na vida, temos que ter uma certa parcimônia, ou seja, dê uma reduzida no uso do silicone, mesmo que seja solúvel, se você encontrar produtos livres dessa substância é ainda melhor.

Uma solução bem legal e prática, é usar aquele co-wash que você já ama, e misturar um pouquinho do pó de café ou açúcar na hora do uso, os grânulos vão ajudar a esfoliar o seu couro cabeludo, e se houver acúmulos, o café ou o açúcar vão ajudar a retirar.

Depois dessas dicas, é só se jogar ainda mais nas técnicas e dar adeus ao efeito build up.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s