O Que São Cosméticos Não Comedogênicos?

Oie, tudo bem com vocês?

Bem vindos a mais um post, e hoje o papo é pele, outro dia vendo alguns vídeos na internet, descobri o que são os cosméticos comedogênicos e NÃO comedogênicos, fiquem ligadas que esse palavrão pode salvar a sua cútis, especialmente se você tiver pele oleosa, e/ou com tendência a acne na fase adulta.

Já sentiu que depois do uso daquele hidratante, ou base aparentemente inofensivos a sua pele encheu de espinhas, ou cravinhos? Sim? Então fiquem sabendo que esse “probleminha” pode ter sido causado por comedões, que são acúmulos formados dentro do seu poro que causam a obstrução do mesmo, e em consequência o surgimentos de cravos e espinhas. Os produtos comedogênicos, são um dos principais responsáveis pelo entupimento do poro, podendo causar assim, uma produção extra de oleosidade, além das temidas espinhas.

Os cosméticos não comedogênicos, são destinados a pele e tem como principal função o não bloqueio, ou o não entupimento dos poros, o que é uma maravilhosidade para quem tem pele oleosa, mista, ou acneica, já que, poro obstruído pode significar mais produção de óleos e consequentemente surgimento de espinhas.

Mas afinal de contas, o que são os cosméticos não comedogênicos?

Esse é um termo usado para os produtos que não são formulados com algum componente que vá obstruir ou entupir o poro.

Os cosméticos não comedogênicos, não vão reduzir o quadro de produção de óleo da pele, que é um dos principais fatores para o surgimento de cravos e espinhas, entretanto a função dos cosméticos não comedogênicos, é não propiciar ainda mais o surgimento de acne devido ao uso de produtos, já que eles são formulados para NÃO obstruir os poros.

Como saber se aquele produto é ou não comedogênico?

Essa é uma pergunta que pode parecer um pouco complicada, já que 90% de nós não temos uma formação dentro dermatologia, ou somos químicas, entretanto, há um site o CosDNA, que ajuda a descobrir o DNA daquele seu produto, ou seja, ele mostra o que cada componente daquela sua base favorita faz dentro daquela determinada formulação, como por exemplo se há componentes UV (proteção solar), se eles podem causar acne, etc. Esse site é todo em inglês, então pra compreender melhor sobre as formulações tem que manjar um pouquinho da língua, mas não é impossível de consultá-lo não.

Eu fiz a análise da base Fit Me Matte + Fresh nesse site e o resultado você pode descobrir clicando aqui.

Vou deixar também uma lista com algumas substâncias comedogênicas que eu peguei lá no AUA, vale lembrar que comedogênicos são as substâncias que podem entupir o poro e portanto devemos evitar.

– Acetlyated Lanolin

– Cocoa Butter

– Coconut Butter

– Isopropyl Myristate

– Isopropyl Palmitate

– Isopropyl Neonpentanoate

– Isopropyl Isotearate

– Laureth 4

– Myristyl Myristate

– Myristyl Lactate

– PEG 16 Lanolin

Então é isso gente, espero que vocês tenham gostado, aproveitem o dia e até amanha pra mais um #LaneTodoDia,  faltam apenas dois dias pro nosso mês de aniversário acabar, então se inscreve aqui no blog, lá no youtube, que vem coisa muito legal por aí, e pra você que perdeu alguma postagem, vai lá nos arquivos, pra conferir tudo que já passou por pelo blog nesse mês.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s