Porque O Cabelo Embaraça?

Uma das maiores reclamações do mundo cabelístico é sem dúvidas, porque o cabelo embaraça, eu quando criança corria léguas da minha mãe toda vez que o assunto “pentear os cabelos” surgia, era um processo longo e extremamente doloroso, e que acabava resultando em muitos gritos e fios quebrados. Acreditava que fosse o meu tipo de cabelo cacheado/crespo que fosse o principal causador dos embaraços, mas acabei descobrindo que não, independentemente do tipo de cabelo, seja liso, ondulado, cacheado e crespo, o cabelo sempre arruma um jeito de se tornar um emaranhado só.

Além de síndromes raríssimas como a (Síndrome do Cabelo Impenteável que é uma condição genética), alguns outros fatores podem ser os causadores ou acentuarem os embaraços das nossas queridas madeixas, então hoje eu resolvi contar um pouquinho deles pra vocês e quais as melhores tipos de escovas e pentes e alguns produtos pra melhor desembaraçar os nossos fios sem sofrimento, quebras dos fios e até a temida queda capilar.

Ressecamento

O ressecamento é um dos principais fatores e agravantes dos intermináveis nós, e emaranhados de fios, quanto mais a cutícula do seu fio estiver aberta, mais possibilidade de embaraços, isso porque, quando penteamos os cabelos existe a necessidade que não haja empecilhos durante esse processo, e as escamas abertas podem atrapalhar o penteio, e também o caimento dos fios. O ressecamento pode ser causado por diversos fatores, os principais são uso de químicas, ou até mesmo a estrutura do fio.

Texturas e tipos de cabelos

Cabelos finos tem mais tendência ao embaraço que os cabelos mais grossos, cabelos do tipo 3 e 4 tem são naturalmente mais finos e ressecados, por tanto eles embaraçam com mais facilidade, que um cabelo liso.

Questões hormonais também podem alterar a textura dos fios, influenciando diretamente a questão do embaraço.

How-To-Prevent-Tangled-Hair
Imagem: Google Imagem

O que fazer para evitar?

Manter o cabelo hidratado é sempre uma das melhores soluções, é indispensável que o cabelo esteja com as cutículas seladas (pouca porosidade). Invista em produtos que sejam ricos em lipídeos, ceramidas, arginina, óleos vegetais, uso de condicionadores, serums, leave in’s, cremes para pentear também vão ajudar a deixar os fios mais emolientes, protegidos e vão tornar o processo de desembaraço mais fácil.

Melhores pentes, escovas e como pentear cabelos embaraçados

Quem tem os cabelos do tipo 2 ao tipo 4 sabem que pentear os cabelos secos é algo proibido nas nossa rotinas, além de gerar um frizz descabido, você também poderá ter quebras, e queda capilar, algo que ninguém quer, não é mesmo?

Nossas nossas rotinas, sempre penteamos utilizando algum leave-in, creme para pentear, porque eles vão dar emoliencia e ajudar com os embaraços comecem a se desfazer antes mesmo do uso dos dedos, pente ou escova.

A melhor ferramenta para desfazer os embaraços sem agredir em demasia os seus fios, sem dúvida são os seus próprios dedos, mas ok, haverão vezes que eles são conseguiram penetrar em meio a tantos fios embolados, e aí que entram as ferramentas, escovas e pentes ajudam a desembaraçar os fios, mas ao ser penteado demais, o fio pode enfraquecer, ocasionando a quebra ou queda.

Para nós cacheadas e crespas os melhores pentes são os de dentes mais largos, e preferencialmente de madeira, as escovas do tipo Tangle Teezer também são uma ótima opção pra quem quer evitar principalmente a quebra do fio, já que essa escova foi desenvolvida para desembaraçar sem agredir ou “arrebentar” o fio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s